Quer o seu pão com ou sem glúten?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Já há algum tempo que tinha reparado que anda por aí uma loucura com as comidas saudáveis, em especial tudo o que seja marcado como "gluten-free", ou seja, produtos sem glúten. Na minha ignorância, sempre pensei que esses produtos visavam pessoas com a doença celíaca ou outra do género que os impede de ingerir glúten, à semelhança dos intolerantes à lactose que não bebem leite e afins.

Mas não...hoje em dia estes produtos são adquiridos não só por aqueles que realmente precisam, mas por quase toda a gente que quer adoptar um estilo de vida mais saudável. Alguns chegam mesmo a dizer que não são alérgicos ao glúten, mas que são "sensíveis" ao glúten e, por isso, decidiram bani-lo da sua alimentação. Sinceramente estas coisas passam-me um bocado ao lado, desconheço quais os grandes benefícios de banir o glúten da nossa dieta, mas que pelos vistos vai ser difícil porque há glúten em quase tudo o que comemos e assim restam-nos poucas alternativas alimentares, o que me parece ainda menos saudável. 

Mas digam-me vocês que são mais entendidos do assunto, afinal o que é que os produtos gluten-free trazem de novo à nossa vida? Vale mesmo a pena inseri-los na nossa alimentação ou é mais uma moda maluca estilo a dos detox líquidos ou o banimento do leite? Elucidem-me por favor porque até agora acho que está tudo possuído. Eu cá vou continuar a comer o que me apetecer (em moderação, claro) porque a saúde também parte do espírito e isto de contar calorias, ingredientes e etc é uma grande canseira mental e eu não estou para isso. 

Sem comentários:

Proudly designed by Mlekoshi pixel perfect web designs